Estamos vivenciando, hoje, um caos mundial por conta de um vírus que, até então, era totalmente desconhecido, mas que depois de sua chegada, fez com que todo o cenário mundial se transformasse, fazendo com que o isolamento social se tornasse a base da nossa nova e triste realidade. Tal acontecimento tem feito com que todos nós fiquemos bem ansiosos para que tudo isso acabe logo, a fim de que possamos retornar à nossa tão preciosa rotina, da qual, muitas vezes, reclamávamos tanto. Mas que, provavelmente, será muito mais valorizada daqui para frente.
Enquanto isso, professores e alunos unem forças para dar continuidade à busca do conhecimento, algo que, neste momento, não pode parar. Desse modo, os cursos online têm se multiplicado para que esse objetivo seja alcançado. É claro que existem diversos tipos de cursos e de diversas qualidades, no entanto alguns deles nos fazem sentir como se estivéssemos mesmo em uma sala de aula. Alguns, oferecem aulas gravadas; já outros, oferecem lives. Sendo esta última, acompanhada da possibilidade de que as dúvidas sejam tiradas sem quaisquer burocracias, “ao vivo e em cores”, o que é fantástico para o aluno que deseja, realmente, correr atrás desse tempo que não pode perder.
E é nesse contexto de “aulas digitais” que entrevistamos a professora Paula Xavier, graduada em Letras pela Universidade de Uberaba e especialista em Gramática pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Revisão de Textos pela PUC Minas. Ela atua como professora da Rede Pública de Ensino do estado de Minas Gerais, é revisora de textos e corretora de redações em larga escala. E, agora, nesse contexto de crise, dá um passo para o ensino digital como professora particular do curso Redação Máxima, o qual visa, principalmente, aos alunos desejosos de obter uma nota singular em suas redações do Enem ou de quaisquer outros vestibulares espalhados pelo nosso vasto Brasil. E a melhor parte de tudo isso é que, como garante a nossa entrevistada, não há mistérios para essa aprendizagem!
Neste bate-papo, ela explica como funciona o curso e fala acerca da importância de nos tornarmos bons falantes da língua portuguesa e de como tal eficácia nos favorece.
E se a pandemia veio com o intuito de nos deixar isolados, Paula Xavier vem para nos conectar novamente ao bom e velho português, que, para sermos bem sinceros, nunca deixa de ser “novo”.
BC: Como nasceu o curso do Redação Máxima?
Paula X.: O curso do Redação Máxima nasceu da necessidade de poder ajudar, de modo eficaz, meus alunos e, por consequência, os demais estudantes de todo país (visto que agora o curso também pode ser feito à distância). O Redação Máxima visa a um aprendizado prático e esse é o nosso diferencial: o MODO como esse ensino é oferecido.
Outro fator que se destaca também é que acreditamos ser essencial para o aluno entender o modo como o texto dele será avaliado pelo corretor, pois, tendo ciência disso, será mais fácil caminhar contemplando tais exigências.
Além disso, nosso desejo é oferecer a tão almejada segurança na escrita. Cremos que se o estudante estiver seguro quanto ao que escrever e COMO escrever, ele será bem-sucedido.
Desse modo, com vistas a isso, oferecemos ao discente um passo a passo para que ele desenvolva seu texto com louvor. Assim, ao final do curso, ele perceberá que terá alcançado autonomia para desenvolver suas próprias ideias, ficando claro para o corretor que, naquele texto, existe autoria e projeto de texto – fatores estes exigidos pelo Enem.
E somente após todas essas conquistas é que o candidato poderá, de fato, sonhar com a realidade de obter a nota máxima em seu texto.
Para quem quiser sentir o gostinho do curso, gravei uma aula inaugural explicando cada uma das competências e ensinando o passo a passo de como fazer uma introdução máxima. Essas aulas estão disponíveis no YouTube.
BC: Quais os principais objetivos do curso?
Paula X.: Como dito, o Redação Máxima visa ao aprendizado prático e eficaz. Os estudantes já estão cansados e, por que não dizer, sobrecarregados de aulas que não os leva a lugar nenhum ou que, simplesmente, não oferecem nada de novo, e isso é, com certeza, muito desmotivante. E é por conta disso que nosso curso traz um método diferente e eficaz que possibilitará ao aluno a escrever com aptidão e segurança.
BC: O covid-19 (ano 2020) adaptou profissionais para trabalhos home office e os cursos online estão no auge de importância e benefício. Mas sabemos que existem cursos bons e outros sem qualidade. Qual garantia você proporciona para seu aluno online aprender e estudar com a mesma eficácia de um curso presencial?
Paula X.: Realmente é um grande desafio toda essa adaptação. A boa notícia é que ela já existia – as aulas online – e, por isso, podemos apenas aplicá-la ao nosso contexto, buscando sempre o aperfeiçoamento e uma qualidade máxima de ensino.
O aluno que se interessar em fazer as aulas via online terá, sem dúvidas, todo acompanhamento e benefícios de um curso presencial. Os vídeos serão enviados de modo que seja possível fazer downloads, desse modo o estudante poderá assistir às aulas quantas vezes quiser.
Será disponibilizado, também, temas de redações semanais, o que induzirá o aluno a ler temas diversos. E a orientação será para que, depois de escritas, essas redações sejam digitalizadas e enviadas para mim, para que façamos a correção comentada do texto, mostrando, com detalhes, todos desvios apresentados.
Falo que se o português é um idioma difícil, eles estão, portanto, de parabéns, pois são todos falantes de uma das línguas mais difíceis do mundo, o que mostra a grande capacidade que têm.
BC: O português é um idioma muito difícil até mesmo para os nativos. O que você sugere ao seu aluno para aprender com mais leveza cada conteúdo?
Paula X.: Eu sempre brinco com meus alunos acerca disso. Falo que se o português é um idioma difícil, eles estão, portanto, de parabéns, pois são todos falantes de uma das línguas mais difíceis do mundo, o que mostra a grande capacidade que têm.
Agora, existe uma diferença no que tange as regras gramaticais. Para nos comunicarmos eficazmente, não precisamos carregar essas regras em um caderninho de lembretes, uma vez que já estão sistematizadas em nosso subconsciente. Essa afirmação pode ser comprovada se pensarmos nos bebês e nas crianças que ainda nem sabem ler, todos eles conseguem se comunicar. Mas, é verdade que, à medida que vamos crescendo, a necessidade de escrever fazendo uso da norma padrão vai surgindo, e é aí que entra o estudo gramatical, que feito de uma forma leve e simples, torna-se magnífico, pois passamos a nos sentir mais seguros e capazes.
Sou professora há alguns anos e consegui, durante esse tempo, perceber que se o aluno gosta do professor, consequentemente gostará da matéria, pois só somos simpáticos ao que determinada pessoa diz se formos, primeiro, simpáticos a essa pessoa. E vem daí o meu prazer de dar aulas descontraídas, engraçadas e com uma linguagem juvenil, é claro que tudo isso na medida certa.
Ademais, para que o professor consiga ensinar de modo eficaz, ele precisa descomplicar o complicado, para que quando aquele conhecimento chegar ao aluno, este consiga ver com simplicidade aquilo que antes lhe parecia ser um bicho de sete cabeças. E, acredite, não é!
E, por fim, além de estudar as regras em si, se o aluno não for um leitor, tudo se tornará mais difícil, pois há questões que não se aprendem apenas em salas de aulas. O estudante precisa entender que há algo que chamamos de “conhecimento de mundo”. O que é isso? Nada mais é do que a vivência, as experiências e o conhecimento que adquirimos ao longo de nossas vidas. Como isso acontece? Lendo literaturas que o ajudam a desenvolver a imaginação, lendo reportagens, artigos, pesquisas etc. para aumentar seu conhecimento acerca de assuntos diversos. Além disso, é importante, ainda, ir à teatros, cinemas, assistir à séries e filmes, ouvir músicas (essa parte eles adoram) para ampliar o repertório cultural, expandindo, assim, as chances de conseguirem fazer contextualizações, paralelos e teses com quaisquer temas que, porventura, venham a ser propostos em suas redações.
BC: Você tem sua especialidade em gramática, certo? No geral, quais são os erros mais comumente encontrados nos textos?
Paula X.: Sim, sou especialista no Ensino de Gramática pela Universidade Federal de Minas Gerais e me especializando em Revisão de Textos pela PUC Minas. Além disso, sou corretora de redações em larga escala, o que me possibilita ter contato com uma quantidade considerável de textos. E o que mais percebo neles é a insegurança do aluno ao escrever. É nítido que esses meninos e meninas estão redigindo sem saber onde estão nem aonde querem chegar. Os textos chegam sem coerência (sem sentido), não têm coesão (a maioria deles nem sabe o que significa isso), a acentuação é ruim, não há paralelismo sintático, o uso da vírgula, então! Enfim, os desvios são inúmeros e diversos. Mas garanto que tudo isso será aprendido de modo simples e leve aqui no nosso curso. Pode apostar!
BC: Quais são os benefícios de um bom falante da língua portuguesa?
Paula X.: A língua emana poder. Sempre converso sobre isso com meus alunos. Quer ter poder? Fale bem! O bom utilizador da norma culta tem domínio sobre seu interlocutor. Pessoas que falam bem são mais ouvidas e mais respeitadas. Essas pessoas são apreciadas e admiradas, pois se destacam e atraem para si mais valor. É ou não é?
BC: Fale dos horários disponíveis e periodicidade do seu curso?
Paula X.: O curso acontece uma vez por semana e o horário é flexível, pois os vídeos podem ser baixados e assistidos em um horário que melhor atenda a agenda do estudante. Quanto ao tempo do curso, depende de quando é iniciado. Por isso, oferecemos três modalidades: o extensivo, o semiextensivo e o intensivão. Para mais detalhes, é só entrar em contato que daremos mais informações.
BC: Para quem tem interesse, quais são os meios de contato?
Paula X.: Os interessados poderão ligar ou enviar-nos mensagens por meio do número (33) 988284700. Há ainda a possibilidade de enviar-nos mensagens por intermédio da nossa página do Facebook ou do Instagram, o nome da página é Redação Máxima com Paula Xavier. Será um prazer atendê-los.
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* Por Patrícia Brito – cadeira 22 da Academia Teixeirense de Letras – apaixonada por conteúdo e mundo cultural, atuante em pesquisa literária, sem deixar, é claro, a simplicidade de ser apenas uma escritora que ama estudar livros, ama conhecer histórias inspiradoras e mais ainda, ama dialogar sobre a vida.
Abaixo, a análise crítica de Paula Xavier
3 Comentários
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Curso de altíssima qualidade e professora excepcional ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Somente haverá eficácia no ensino da Língua materna, quando de fato os professores entenderem a importância do domínio da sua própria língua. Como desconhecer o que precisa ser conhecido? Como não dominar e valorizar o instrumento de maior valor do cidadão brasileiro, seu próprio idioma? Parabéns, Paula Xavier, pelo seu dinamismo e simplicidade ao transmitir com tanta tranquilidade a possibilidade do jovem atingir a tão sonhada máxima no ENEM e pela oportunidade através do Redação Máxima!!!
Sou testemunha de cada uma dessas palavras de que pode ser real nossa habilidade ao escrever e ao interpretar o que lemos porque sou fruto desta linda árvore (Paula Xavier) que hoje apresenta mais um dos seus galhos – pronto a produzir cada vez mais frutos de muita qualidade!
Parabéns! ♡